segunda-feira, 28 de julho de 2014

NEEEEEEM te conto: Manual da Bisca estreia nova temporada em SP


Olá! O Ponto Três volta com uma dica cultural interessante para você que adora teatro e está a fim de rir. 
Depois de quase dois anos afastado do teatro, um tipo de arte da qual sou apaixonado, tive a honra na quinta-feira passada (22/7) de assistir à estreia de “Manual da Bisca”, comédia que iniciou nova temporada no teatro Maria Della Costa, em São Paulo. A peça é produzida pela Cia dos Tantos, grupo de teatro que integra os atores Janaína Maranhão, Thiago Tavares e Guy Davllis (que também dirige a atração). 

A história fala sobre tudo aquilo que toda mulher gostaria de ser, mesmo às escondidas. Janaína retrata de forma bem humorada diversos tipos de mulheres que são determinadas, que sabem o que querem e não sentem vergonha dos desejos, das ambições e do corpo nem sempre nos padrões determinados pela sociedade, e tudo isso sem perder a feminilidade e vivendo os dilemas do mundo moderno. O termo “bisca” é usado para designar a personalidade decidida destas meninas. 

Janaína e suas 14 “biscas” abusam de caras e bocas, brincam com a voz (NEEEEEEEEEEEEEEM), com corpo e interagem com outros atores e o público de forma descontraída e engraçada, chegando até mesmo a mexerem com o constrangimento masculino, ainda comum nos dias atuais, quando a mulher toma a iniciativa de “chegar junto”. Thiago e Guy encenam diversos tipos de homens – de um típico jovem da Geração Z ao marido desleixado – que lidam com estas “biscas” em situações comuns mas que de tão cotidianas acabam arrancando risos de quem assiste. 

O humor é escancarado, com piadas para quem tem a mente aberta, chega até mesmo a lembrar o estilo inconfundível de Dercy Gonçalves (1907-2008). Guy e Thiago também encantam com seus variados personagens. Uma das personagens de Guy, um típico rastafári descolado e desajeitado, arranca muitas gargalhadas da plateia. O “boy bombado” da balada, interpretado por Thiago e suas cantadas “estonteantes” também mostram o quanto a postura de macho-alfa-caçador às vezes pode ser patética. Mas não importa, se a mulher estiver a fim de se divertir com ele, ela deve curtir o momento e pronto.  

Manual da Bisca é uma lição bem humorada dentro de uma sociedade ainda tão machista. Todos rimos porque reconhecemos aquelas situações. Sabemos o quanto aquilo acontece, e ao vermos uma mulher brilhar daquela forma, se auto afirmando dentro de seus dilemas e problemas e se divertindo sem medo, abrimos um sorriso, no fundo, torcendo para que mais “biscas” como ela assumam as rédeas de sua vida e se importem menos com a opinião alheia.  

A peça é baseada no livro homônimo de Thiago. O grupo já apresentou outras peças como "Chapeuzinho Vermelho... Pela Estrada A Fora", “A Cigarra e a Formiga”, "A Galinha dos Ovos de Ouro" e "Ad Perpetuam...Depois do último tiro”, entre outros trabalhos. Para conhecer a página do grupo no Facebook, clique aqui.   

Manual da Bisca está em cartaz às quintas-feiras, às 21h, no teatro Maria Della Costa, na rua Paim, 72, na Bela Vista, em São Paulo. Os ingressos custam R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). NEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM pense em perder esta oportunidade de rir e se divertir muito! 

Danilo Moreira

Gostou do blog? Então, não o perca de vista. Assine o feed, adicione aos seus favoritos ou seja um seguidor. Obrigado pela visita ao Ponto Três.

Foto: Manual da Bisca (Facebook)/Divulgação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...