sábado, 10 de julho de 2010

Curiosidades sobre Pica-Pau - Parte 1

Olá leitor!!!

Primeiramente, peço desculpas pelo sumiço. Agora, de férias, poderei me dedicar mais a este espaço. Na verdade já comecei, dando uma modificada no layout do blog, com colunas beeem mais espaçosas do que o layout anterior... (ufa!!rs)

Em segundo lugar, há alguns meses postei na seção Ponto Retrô uma homenagem ao desenho Pica-Pau, prometendo voltar com uma sessão de curiosidades sobre ele.

Pois bem, demorou, mas está aqui, dividido em duas partes.

A parte 1 falará sobre o autor de Pica-Pau, Walter Lantz. A segunda parte falará de outras curiosidades sobre o desenho e será postada ainda nessa semana.

Espero que tenha gostado do novo layout!

Até mais!


- O criador de Pica-Pau: Walter Lantz

Lantz em 1983

Walter Lantz (Walter Benjamin Lanza) nasceu em New Rochele (EUA), em 27 de abril de 1899. Descendente de italianos, desde pequeno Walter já mostrava talento para a arte do cartoon, sendo matriculado aos 12 anos numa escola de arte. Em seu primeiro emprego como mecânico, costumava colocar seus desenhos nas paredes da oficina, o que acabou resultando na sua contratação para o jornal New York American, e mais tarde no John R. Bray Studios. Em 1924 já tinha destaque como desenhista, produtor e animador, com sua primeira série de desenhos animados, chamado Dinky Doodle. Em 1927, já trabalhava em Hollywwod, com o desenho Oswald the Lucky Rabbit. Em 1929, Lantz cria seu primeiro desenho animado próprio, o Race Riot. A partir daí passa a produzir desenhos por conta própria no seu estúdio (Walter Lantz Studio) e atuar como co-produtor para desenhos da Universal Pictures.

Andy Panda foi produzido entre 1939 e 1949. Foi nesse desenho que em 1940 o Pica-Pau aparece pela primeira vez, infernizando Andy e seu pai comendo as telhas de sua casa. Lantz mal sabia que aquele pássaro maluco seria o maior sucesso de sua carreira, tendo seu show próprio em 1957 na rede ABC. Lantz chegou a receber uma indicação ao Oscar com uma canção criada especialmente para o desenho (The Woody Woodpecker Song). Lantz seguiu produzindo seus desenhos para Tv até 1972, quando por problemas financeiros seu estúdio acabou sendo fechado. Ainda sim continuou produzindo desenho e vendendo-os para produtoras. Em 1982, doou dezessete produções desse material, inclusive um raro modelo do Pica-Pau esculpido em madeira utilizado no desenho de estréia em 1941. Em 1985 vendeu sua biblioteca de desenhos para a MCA/Universal. Recebeu em 1973 pela Sociedade Internacional de Animação, ASIFA/Hollywwod o prêmio Annie, e em 1979, um premio especial do Oscar “por haver levado prazer e alegria para todos os cantos do mundo". Em 1986 ganhou uma estrela na Calçada da Fama.

Lantz morreu aos 94 anos no dia 22 de março de 1994, em Burbank, Califórnia (EUA), vítima de insuficiência cardíaca.

Continua na parte 2...

Danilo Moreira

Gostou do blog? Então, não o perca de vista! Assine o feed, adicione nos seus favoritos ou seja um seguidor. Obrigado pela sua visita ao Ponto Três!


FONTES:

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/w/walter-lantz.htm

http://rabiola.grude.ufmg.br/gerus/noticias.nsf/e76867f1f59135c983256bd8006d3f64/e

85613a699f045bc83256c60006ffc3b?OpenDocument

http://forum.imaginebirds.com/topic/1893-desenhopica-pau-globo-sbt-record/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Lantz

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=201063



FOTO:

http://fr.academic.ru/dic.nsf/frwiki/1726611

3 comentários:

Diego Galofero disse...

Cara muito legal teu blog eu sempre curti o sarcasmo do Pica-Pau

Marcelo A. disse...

E aí, Danilo! Voltou?

Cara, duas coisas: acredita que, essa semana, eu esbarrei com esse layout num outro blog e pensei o quanto ele era bonito? E ontem, antes de você postar, pensava no Pica-Pau e cheguei a catar uns episódios antigos no Youtube, daquele primeiro, meio maluco, lembra?

Muito boa a sua postagem!

E sobre Toy Story 3... puxa, véio, vá ver! É demais! Tenho certeza que não se arrependerá!

Abração!

Nathan Gouvêa disse...

Pica pau é realmente um clássico, sendo muito assistido não só por crianças, muito interessante essas curiosidades eu adoro o pica pau parabéns pelo seu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...